segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Indo Para o Reino Unido - Parte 8

Escócia - Glasgow

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Glasgow
Fotos: Amandy Gibbons





Glasgow é a maior cidade da Escócia, e a terceira mais populosa do Reino Unido, depois da capital Londres e de Birmingham, e a mais populosa cidade britânica fora da Inglaterra. Seu nome completo é City of Glasgow("Cidade de Glasgow"), e forma a mais populosa das 32 Autoridades Unitárias da Escócia. A cidade se situa às margens do rio Clyde, nasLowlands centro-ocidentais. O nativo da cidade é chamado, em inglês, de Glaswegian, nome que também designa o dialeto peculiar local.



Povoado formado originalmente no século VI, Glasgow evoluiu a partir do bispado de Glasgow, na Idade Média, e do estabelecimento posterior da Universidade de Glasgow, que contribuiu para oIluminismo Escocês. Desde o século XVIII a cidade tornou-se um dos principais centros do comércio transatlântico com as Américas. Com aRevolução Industrial, a cidade e a região que a cerca cresceram e acabando por torna-la um dos principais centros de engenharia econstrução naval, onde foram construídas diversas embarcações famosas e revolucionárias. Glasgow foi conhecida como a "Segunda cidade do Império Britânico", na era vitoriana.Hoje em dia faz parte dos dezesseis principais centros financeiros da Europa, e nela se localizam muitas das principais empresas escocesas. Glasgow também é o local de nascimento de Angus Young e Malcolm Young, fundadores do AC/DC, e de Mark Knopfler, fundador do Dire Straits.



No fim do século XIX e início do XX, a população de Glasgow ultrapassou a marca de um milhão. e passou a ser a quarta maior cidade do continente, após LondresParis e Berlim. Na década de 1960 diversos projetos que reassentaram parte da população emcidades novas e subúrbios periféricos, juntamente com mudanças nas fronteiras locais, reduziram a população atual da Área de Autoridade Unitária da Cidade de Glasgow para 580 690 habitantes. 1,750,500pessoas vivem na área urbana da Grande Glasgow. A região imediatamente em torno da conurbação engloba aproximadamente 2,3 milhões de habitantes, 41% da população do país.




Interesses Turísticos

A cidade de Glasgow oferece vários museus (a maioria com entrada livre) entre os quais Kelvingrove Art Gallery and MuseumMuseu dos TransportesMuseu da Gaita de Foles e várias colecções privadas como a Burrel Collection. As suas margens completamente renovadas exibem o melhor da arquitectura moderna, quer no segmento residencial e de escritórios, quer em equipamentos de lazer (com destaque para Glasgow TowerScience Centre e Armadillo). A cidade é também conhecida pelos seus extensos e numerosos parques, com destaque para Glasgow Green, na margem do rio, eKelvin Park, na zona do campus universitário. Os pubs assumem-se como um elemento fundamental da vida de Glasgow, ou não fosse Glasgow a cidade com maior diversão nocturna na Escócia. Destaque final para as compras, extensas zonas comerciais, parte delas exclusivamente reservadas a peões, revelam o grande dinamismo económico da maior e mais importante cidade escocesa.



Transporte

A cidade é servida por dois aeroportos, o International Airport, nas imediações de Glasgow, e o Prestwick Airport, mais distante mas ligado directamente ao centro de Glasgow por linha-férrea. Ambos os aeroportos dispõem de ligações directas frequentes e diárias para Faro. As melhores opções são as companhias aéreas de baixo custo: A easyJet, com 3 voos semanais directos entre Faro e Glasgow e com voos de Lisboa com escala em Londres e a Ryanair com voos do Porto com escala em Londres. Outras opções poderão passar pelo aeroporto de Edimburgo, com voos directos entre Edimburgo eFaro. As companhias tradicionais, TAP Portugal e British Airways, ligam Lisboa, Porto ou Faro e Glasgow (International Airport) com escala em Heathrow-Londres.




Visão geral: Indo e vindo.... 






Nenhum comentário:

Postar um comentário