quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Indo Para o Reino Unido - Parte 6

Escócia - Edinburgh



Texto informativo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edimburgo
Fotos: Amandy Gibbons



Edimburgo (em inglêsEdinburgh; em gaélico escocêsDùn Èideann) é uma cidade, capital da Escócia, no Reino Unido, com poderes próprios, situada na margem sul do estuário do rio Forth (Firth of Forth). É a capital escocesa desde 1492, sendo sede do parlamento escocês desde 1999. Segundo o census do ano 2011, a cidade conta com 495 360 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Escócia, depois de Glasgow, e a sétima mais populosa cidade do Reino Unido.



Edimburgo é também uma das 32 Áreas de Conselho da Escócia, subdivisão administrativa similar aos estados brasileiros, desde1996 quando este tipo de subdivisão foi atribuída para substituir os distritos e regiões que existiam desde 1975.
A cidade é dominada pelo Castelo de Edimburgo construído sobre uma rocha de origem vulcânica. Após a unificação do parlamento da Escócia com o da Inglaterra, Edimburgo perdeu sua importância política mas permaneceu um importante centro económico e cultural. A cidade é mundialmente conhecida pelo Festival de Edimburgo que acontece durante três semanas no mês de agosto. A cidade ainda possui uma das mais prestigiadas universidades da Europa e do mundo, a Universidade de Edimburgo, pioneira na informática e gerenciamentos.




Centro

O histórico centro de Edimburgo é dividido em duas grandes áreas verdes pelos Princes Street Gardens. Ao sul se encontra a cidade velha ("Old Town") e o Castelo de Edimburgo sentado em extinto vulcão, o Castle Rock. Ao norte do jardim, se encontra a nova cidade ("New Town") e a Princes Street (Rua dos Príncipes). Ao oeste do castelo, se encontra o bairro financeiro da cidade. Os jardins foram feitos em 1816 onde se encotrava o pantano Nor' Loch.







Old Town



A cidade velha de Edimburgo preserva sua fisionomia medieval. Encontra-se nesta parte da cidade, o Castelo de Edimburgo, a Catedral St. Gilles, o Museu Real da Escócia, o Palácio de Holyrood e Universidade de Edimburgo e a Royal Mile (ou Milha Real), nome que se dá a uma sucessão de ruas que forma a artéria principal da cidade velha.
Old Town tem preservado sua estrutura medieval e muito de seus edifícios da Reforma Protestante. Um extremo esta fechado pelo castelo e pela artéria principal de pequenas ruas chamadas closes ou wynds. Encontram-se grandes praças que marcam lugares de importância como a Catedral Saint-Giles. Outros notáveis lugares de interesses são, o Museu Real da Escócia, Surgeons' Hall, aUniversidade de Edimburgo, e numerosas ruas subterrâneas, que são relíquias de antigas classes de construção. O plano urbano, típico de muitas cidades da Europa do Norte, é especialmente pitoresco em Edimburgo, onde o Castelo de Edimburgo se sobressai desde a colina rochosa e restos de um vulcão, e donde a rua principal desliza até em baixo lado a lado com a colina.



New Town


Em 1766, o arquitecto James Craig venceu o concurso para a expansão da cidade de Edimburgo para a zona junto ao North Loch, que passou a ser conhecida como New Town. Os nomes das ruas (George Street, Hanover Street, St.Georges Square) não deixavam dúvidas que James, como muitos whigs (partido liberal) presbiterianos escoceses, era favorável à união Escócia-Inglaterra (ver Tratado de União de 1707). New Town tornou-se o lar de comerciantes, banqueiros, profissionais liberais, professores da Universidade, etc.




Clima



Devido à uma localização próxima em relação ao Pólo Norte, Edimburgo é uma cidade fria. No inverno, a temperatura não passa de 6 °C e pode atingir com frequência os 0 °C, principalmente em Janeiro e Fevereiro, os meses mais frios do ano. No verão a temperatura é morna ao dia e fria à noite, dificilmente supera os 20 °C, mas não caem para baixo de 10 °C. A temperatura média anual da cidade é 8,3 °C
Não há um período seco e um período chuvoso, chove aproximadamente a mesma quantidade em todos os meses. A diferença da quantidade de mm de chuva no mês mais seco (Abril, 41 mm) em relação ao mês mais chuvoso (Setembro, 66 mm) é pequena. No total chove cerca de 669 mm e 55,75 mm por mês.



Cultura



Festivais


A cidade é mundialmente famosa pelo Festival de Edimburgo. Deste festival fazem parte o Festival Internacional de Edimburgo com teatro, música, dança e ópera que acontece no mês de Agosto desde 1947 e possui um programa de alto nível apresentando directores e maestros internacionais com companhias de dança e teatro, apresentações de música clássica e várias orquestras. Outros festivais que fazem parte do conhecido como Festival de Edimburgo são: o Fringe (desde 1947), o Festival Cinematográfico Internacional de Edimburgo (desde 1947), o Festival de Jazz e Blues de Edimburgo (desde 1979), o Festival Internacional do Livro de Edimburgo (desde 1983) e o Festival da gente de Edimburgo (desde 2002). Há ainda o Festival Tattoo Militar de Edimburgo que acontece no Castelo de Edimburgo com gaita-de-fole e fogos de artifício. A cidade ainda possui o Festival Internacional da Ciência que acontece no mês de Abril e é um dos mais populares festivais de ciência do mundo.




Celebrações


Hogmanay a comemoração do ano novo segundo a tradição escocesa (seguindo o calendário gregoriano) que começa no dia 31 de Dezembro e termina do dia 2 de Janeiro. O Ne'erday acontece no dia 3 de Janeiro. O Hogmanay é comemorado na Princes Street e na Royal Mile, organizado desde 1993, em 1999 recebeu 300.000 pessoas. O Festival de Fogo de Beltane acontece no dia 30 de Abril tem seu lugar na "acrópole" de Edimburgo em Calton Hill.



Transportes



Aeroporto de Edimburgo se localiza a cerca de 9 Km a oeste da cidade. É o principal portão de entrada internacional da cidade. Para viagens entre cidades do Reino Unido, existem as linhas ferroviária e rodoviária. Para a linha ferroviária, há a estação de Waverley, a principal de Edimburgo, localizada próxima a Princes Street. O principal acesso, por via rodoviária, à cidade é a A720 ou a Edinburgh City Bypass. Edimburgo possui ainda um porto, chamado de Leith. Na verdade, Leith é sempre considerada como uma entidade separada de Edimburgo, mas foi anexada à cidade em 1920.
Para circular na cidade, Edimburgo possui uma linha de onibus, cuja principal companhia é a Lothian Buses. Em 2006, foi aprovado um projecto que levará à inauguração de bondes eléctricos na cidade em 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário