quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Indo Para o Reino Unido - Parte 10

Irlanda - Belfast

Texto informativo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Belfast
Fotos: Amandy Gibbons




Belfast ou Belfaste (em irlandês Béal Feirste) é uma cidade do Reino Unido. É a maior cidade e capital da Irlanda do Norte e da província do Ulster, sendo a segunda maior cidade na ilha da Irlanda. Enquanto a população dentro dos limites da cidade é de cerca de 275.000, cerca de 750.000 pessoas vivem na área da Grande Belfast. Situa-se próxima à foz do rio Lagan. É flanqueada por trechos de montanha nos dois lados.


O nome Belfast tem origem no irlandês Béal Feirste, ou 'boca do Farset' (feirste é o genitivo da palavra fearsaid, "um carretel"), o nome do rio onde a cidade se ergueu. O rio Farset foi tomado pelo rio Lagan, por este ser um rio mais importante. O Farset encontra-se agora canalizado debaixo da rua High. Bridge Street indica onde existia antigamente uma ponte sobre o rio Farset.

Belfast testemunhou o pior dos conflitos na Irlanda do Norte. O Acordo da Sexta-feira da Paixão encorajou a reconstrução da cidade em larga escala, tais como a Victoria Square, o Titanic Quarter e Laganside incluindo o novo complexo Odyssey e o ponto de referência Waterfront Hall.

Uma grande parte do centro da cidade é agora somente pedestre. Queen's University of Belfast é a principal universidade de Belfast. A University of Ulster também possui um campus na cidade, concentrando-se em belas-artes e design.


História

A área de Belfast tem sido ocupada desde a era do bronze, e alguns objetos remanescentes da era do ferro podem ser vistos. Passou a ser um lugar importante no século XVII e surgiu como centro comercial e industrial nos séculos XVIII, XIX e XX.
Belfast tem sido a capital da Irlanda do Norte desde sua criação em 1921. Uma vez que começou a surgir como cidade principal no século XVIII também tornou-se tristemente sede de conflitos entre Católicos (agora chamados de nacionalistas) e Protestantes(frequentemente chamados de leais). O mais recente episódio destes conflitos ocorreu de 1969 até aos finais dos anos 1990.

Política


Em 1997, os unionistas (leais-Protestantes) perderam o controle do Conselho da Cidade de Belfast pela primeira vez na história, com o Partido da Aliança da Irlanda do Norte ganhando um equilíbrio entre nacionalistas e unionistas. Esta posição foi confirmada pelas eleições de 2001 e 2005. Desde então a cidade teve dois prefeitos nacionalistas um do SDLP e outro do Sinn Féin.
Durante as eleições de 2005, os eleitores de Belfast elegeram 51 conselheiros para o Conselho da Cidade de Belfast dos seguintes partidos: 15 Democratic Unionist Party (DUP), 14 Sinn Féin, 8 Social Democratic and Labour Party (SDLP), 7 Ulster Unionist Party (UUP), 4 Alliance Party, 2 Progressive Unionist Party (PUP), e 1 Independente (Frank McCoubrey).
Belfast possui quatro parlamentos na assembleia constituinte do Reino Unido - North Belfast, West Belfast, South Belfast e East Belfast. Todos os quatro de alguma forma vão além dos limites da cidade chegando aos distritos de Castlereagh, Lisburn and Newtownabbey. Em 2003, elegeram 7 Sinn Féin, 6 DUP, 5 UUP, 4 SDLP, 1 PUP, e 1 Alliance MLAs (membros da Northern Ireland Assembly). Nas eleições gerais de 2005, elegeram 2 DUP MPs, 1 SDLP MP, o Sinn Féin MP.

Economia


A indústria de Belfast sofreu um declínio pesado desde a década de 1960, criando muito desemprego na cidade. Recentemente, uma quantia enorme de dinheiro tem sido investida na cidade para estimular a economia.

Transporte


Belfast é, pelos padrões europeus, uma cidade relativamente dependente de carro, com uma extensa rede de estradas, incluindo uma via com 10 faixas M2 motorway.

Todo o transporte público da Irlanda do Norte é operada por subsidiárias da Translink. Os serviços de autocarros na cidade e nos arredores são operados pela Translink Metro, que fazem a ligação entre os distritos residenciais e o centro da cidade com 12 corredores de transportes públicos de alta qualidade, fazendo serviços radiais a partir do centro, o que resulta numa falta de conexões diretas entre as áreas suburbanas. Áreas mais distantes são servidas pelo Ulsterbus.



Northern Ireland Railways tem serviços ferroviários, com comboios saindo dos subúrbios ao norte de Belfast para Carrickfergus e Larne, em direção ao leste para Bangor, e em direção ao sul para Lisburn e Portadown.
A mais importante reforma de estradas em Belfast começou no início de 2006 e deve terminar em 2009.

A cidade possui dois aeroportos: o George Best Belfast City Airport perto do Belfast Lough e o Belfast International Airport perto do Lago Neagh. O aeroporto internacional oferece voos domésticos, europeus e transatlânticos. O aeroporto da cidade que é muito próximo ao centro, oferece voos domésticos e para algumas cidades da Europa.

Cultura


Locais de interesse


O prédio da administração municipal, datado de 1906, a Queen's University of Belfast, de 1849, e outros edifícios vitorianos e eduardinos apresentam um grande número de esculturas. Dentre os edifícios, existem dois antigos bancos do Ulster Bank (1860), na Waring Street e Northern Bank (1769), próximo à Donegall Street. Também notável é a Biblioteca Linenhall Library (1788), na Donegall Square North. O arquiteto Charles Lanyon é responsável por grande parte do edifícios vitorianos. Ao lado do prédio da administração monicipal, encontra-se uma roda gigante, conhecida localmente comoBelfast wheel.


A maior doca seca do mundo fica na cidade, podendo os guindastes gigantes (Samson and Goliath) dos estaleiros Harland and Wolff, construtores do Titanic, ser vistos de longe. Outras indústrias são a do linho e de corda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário