domingo, 15 de fevereiro de 2015

Indo Para o Reino Unido - Parte 13

País de gales - Caernarfon



Fonte informativa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADs_de_Gales                                           

Fotos: Amandy Gibbons                                                                                                                  
                                                                                                                                           
    País de Gales ou simplesmente Gales (em galêsCymru; eminglêsWales) é uma das nações que constituem o Reino Unido e sua capital é Cardiff. Atualmente, o País de Gales possui umparlamento autônomo em relação à coroa britânica.


                                                                                                      

História

Os romanos construíram fortes em Gales, e deixaram lá marcas históricas e culturais. Em Caerleon, construíram uma bela fortaleza, local do anfiteatro considerado o mais bem mantido e conservado da Grã-Bretanha. O país nunca foi invadido pelos anglo-saxões, devido a seu povo, que tinha enorme desejo de proteger suas terras, e devido ao terreno montanhoso, que impedia a passagem. O País de Gales permaneceu céltico e o seu povo continuou a falar a língua galesa mesmo depois de os elementos célticos das vizinhasInglaterra e Escócia terem desaparecido gradualmente. O nomeWales é prova disso, uma vez que provém de uma palavra de raiz germânica que significa estrangeiro e está, assim, relacionado com os nomes de várias outras regiões europeias onde os povos germânicos tomaram contacto com culturas não-germânicas.


Cultura



O santo padroeiro do País de Gales é São David, ou "Dewi Sant", em galês. Os emblemas nacionais do País de Gales são o alho-porro (ou alho-francês) e o narciso. Note-se que o nome destas duas plantas é semelhante em galês: o alho porro diz-se cennin enquanto que os narcisos se chamam cennin Pedr, ou seja, "alhos-porros de São Pedro" - de forma que se especula que originalmente era utilizado apenas um dos emblemas, adaptando-se a o outro devido a uma má interpretação (a ser verdade, desconhece-se qual dos emblemas é anterior ao outro).
Existe alguma polémica, de cariz nacionalista, quanto ao dia de São David, a 1 de Março, que, para alguns deveria ser feriado público no País de Gales. No mesmo sentido, outros propõem, também para feriado público 16 de Setembro (dia em que começou a rebelião de Owain Glyn Dwr).
As festas tradicionais do País de Gales são, no entanto, a Calan Gaeaf (Hallowe'en), Calan Mai, e a celebração do solstício de Verão. Cada paróquia celebra, adicionalmente, o Gwyl Mabsant em honra do seu santo.


Castelo de Caernarfon (em galês Castell Caernarfon) localiza-se em Caernarfonárea principal de Gwynedd, no noroeste do País de Gales. Foi construído pelo rei Eduardo I de Inglaterra na sequência da conquista de Gwynedd, em12831 , em posição dominante sobre as margens do rio Seiont. Está classificado como Património Mundial da Humanidade, integrado no sítio Castelos-fortes e Fortificações do Rei Eduardo I no Antigo Principado de Gwynedd. Encontra-se classificado como um listed building com o Grau I desde 31 de março de 1983.



Começado em 1283, depois de Snowdonia - o quartel general do Reino de Gwynedd - ter sido invadido pelo maciço exército, o edifício atingiu o seu actual aspecto em 1323. O castelo, dominando o Estreito de Menai, nunca foi concluído e, ainda hoje, existem juntas visíveis em vários locais das paredes internas, prontas para aceitar novas paredes que jamais foram construídas. Registos contemporâneos indicam que a sua construção custou cerca de 22.000 libras - uma enorme quantia para a época, equivalente a mais de um ano de renda para o tesouro real.


O desenho de castelo linear é sofisticado em comparação com outros castelos britânicos iniciais. Diz-se que as suas muralhas foram moldadas nas Muralhas de Constantinopla, sendo Eduardo I um entusiástico cruzado.



O castelo aloja o Royal Welch Fusiliers Museum (Museu dos Fusileiros Reais Galeses) e faz parte do sítio classificado pela UNESCO com o título Castelos-fortes e Fortificações do Rei Eduardo I no Antigo Principado de Gwynedd.
Em 2007, uma cópia da Torre da Águia foi recriada no boulevard da cidade costeira de Zandvoort, na Holanda. A escultura na areia, feita inteiramente de areia e água, foi esculpida por uma equipa de profissionais e media 4,60 metros (15 pés) de altura.
Uma locomotiva a diesel, que circula na vizinha Welsh Highland Railway, carrega o nome Caernarfon Castle.



Nenhum comentário:

Postar um comentário