segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Para uma vida mais saudável e boas dicas para quem também não come carne







Não faz parte da minha alimentação nenhuma espécie de carne, então para balancear minha alimentação tenho algumas dicas para compartilhar:
Logo de manhã um copo de água com um comprimido de colágeno (sim o colágeno é de origem animal, mas com a idade nosso corpo fabrica cada vez menos e se não repormos ficaremos flácidos, então é encarar)
Veja para que serve:
"No corpo humano, o colágeno desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos. Com o passar do tempo, o corpo pode sofrer algumas privações desta substância, principalmente na alimentação atual, muitas vezes carente de vitaminas e proteínas. Durante os primeiros anos até a puberdade, essas deficiências não são visíveis e nem mostram suas evidências. A falta de colágeno vai se tornar mais visível e notável quando o homem entra na fase da maturidade, fase em que há uma possibilidade maior dele sofrer fraturas com freqüência. Também é nessa etapa da vida que começam a aparecer as rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes.A partir deste momento, é interessante fazer uma análise para examinar o que está danificado ou gasto pelo tempo, para fazer mudanças que possibilitem que seu corpo siga em frente e continue a operar seus shows de transformações. Praticar exercícios físicos, reforçar a alimentação saudável, levar uma vida regrada e Saudável, tem uma grande colaboração.A deficiência de colágeno no organismo denomina-se colagenoses, acarretando alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros." (retirado do http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A1geno)

Depois no café da manhã me alimento de uma salada de frutas com uma colher de chá de cada uma das seguintes substâncias:

Quinoa ou amaranto:
Conheça as propriedades nutricionais da quinoa Em 100g de quinoa:Calorias (kcal) 335Carboidratos (g) 68Proteínas (g) 12Lipídeos (g) 55Cálcio (mg) 112112Fósforo (mg) 286286Ferro (mg) 7,507,50Fibras (g) 5,105,10Além destes nutrientes, outros também estão presentes na quinoa, como vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.
Já O amaranto é um cereal produzido na região dos Andes da Bolívia e no México.É rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas essenciais para a manutenção do nosso organismo.
e Dolomita é uma rocha cuja composição química básica é CARBONATO DE CÁLCIO (CaO) e CARBONATO DE MAGNÉSIO (CaMg). Naturalmente, estão na proporção adequada que favorece a absorção e fixação do cálcio e magnésio, elementos básicos para o organismo . Devido a sua composição ela é branca e chega a textura finíssima. Deodat Dolomieu (1750-1801), geólogo e mineralogista francês, descobriu esta rocha nos Alpes Tiroleses (Itália) e a chamou de Dolomita. Desde então, tem sido pesquisada na Europa, como suplemento nutricional. Calcário dolomítico
E ainda a linhaça: que segundo o site: http://www.segs.com.br/linhaca.htm é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:-- Rejuvenescedor-- Baixa de peso-- Auxilia no combate a anemia-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...-- Auxiliar no combate à acne.-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.-- Vitalidade Física-- Sistema Digestivo-- Sistema Nervoso-- Doenças Inflamatórias--Retenção de Líquidos-- Sistema Imunológico-- Sistema Cardiovascular-- Funcionamento Intestinal-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa-- Para combater a agressividade e a obesidade-- Condições da Pele e do CabeloVeja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: Valor calórico 43 KcalCarboidratos 1 gProteínas 2 gGorduras totais 3 gGorduras Saturadas 0 gGorduras Trans 0 gFibra alimentar 3 gÔmega-3 58%Ômega-6 16 %Sódio 7,8 mgAlém disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.


No decorrer dos dias procuro acrescentar ao almoço também verduras e proteína de soja.


Além da preocupação com alimentação vai minha dica de treino físico diário:

2 vezes por semana 1 hora de yoga
1hora e meia de alongamentos todos os dias e abdominais
1hora por dia entre musculação e aeróbica ou um dia aeróbico (corrida e bike, por exemplo) e outro musculação.

Quem tiver mais dicas interessantes para acrescentar agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário